7 Produtos

Limpeza e higiene das aves

Embora os pássaros não precisem de uma higiene constante como a dos outros bichinhos de estimação, é importante saber que alguns hábitos de higiene são extremamente necessários para que as aves se mantenham saudáveis.

Além da higiene pessoal, a gaiola do pet deve estar sempre limpa. Com as dicas do Mundo Pet você aprenderá como limpar a gaiola para ave corretamente, e ainda, como dar banho nesse tipo de pet.

Como limpar gaiola para ave?

Uma boa limpeza da gaiola evita infecções por fungos, bactérias e outros tipos de microrganismos. A higienização deve ser feita pelo menos uma vez por semana ou sempre que necessário.

Comece removendo da gaiola todos os excrementos, penas caídas e restos de alimentos. A limpeza deve ser feita somente com produtos neutros e livres de substâncias toxicas.

Uma boa dica é utilizar vinagre e água corrente para limpar as superfícies dentro e fora da gaiola. Se preferir, faça uma pastinha com bicarbonato de sódio e água.

Misturar ¼ de xícara de bórax e 1 xícara de bicarbonato de sódio também funciona. Lave os comedouro para pássaro com sabão e água fervente. Troque regularmente o papel usado para forrar o fundo da gaiola.

Como dar banho em aves?

Antes do banho é importante verificar a temperatura ambiente. Climas frios podem facilitar que o bichinho fique resfriado. Coloque água fresca dentro da banheira específica para pássaros e deixe o pet se lavar.

Permita que a ave se seque naturalmente, de preferência no sol. Evite o uso do secador de cabelo ou toalha. O banho pode ser administrado uma ou duas vezes por semana. Após finalizar, retire a banheira imediatamente, assim o pet não corre o risco de beber água suja. Além de cuidar da higiene do seu passarinho, aposte na ração para ave e brinquedos para aves. Se além do passarinho, você também tem outros pets, aproveite nossos produtos especiais para cachorro, gato, roedor, ave e peixe. No Mundo Pet sempre tem um mimo para o seu amiguinho, seja qual for a espécie!

+ Ver mais