As estimativas mostram que os cães podem viver mais de 10 anos, podendo atingir até 16 anos de idade ou mais. Lembrando que o porte do animal pode influenciar no tempo de vida. Cães de porte pequeno costumam atingir a velhice aos 8 anos de idade, enquanto os de porte médio podem viver de 10 a 14 anos. Cachorros grandes costumam envelhecer mais rápido, vivendo geralmente até os 10 anos. .
É importante destacar que a qualidade de vida do seu pet, alimentação adequada, exames de rotina, vacinas em dia, exercícios regulares e visitas periódicas ao veterinário são fatores que ajudam a prolongar a vida do seu amiguinho.
Fique alerta se o seu melhor amigo apresentar os seguintes sinais:
É importante ressaltar que nem sempre focinho e orelha quentes são sinais de febre. Para ter certeza do quadro, o ideal é observá-los juntamente com os demais sintomas. Caso os sintomas persistam, é recomendável levá-lo ao veterinário para avaliar e receitar o medicamento correto para o seu cachorro.
Mesmo desengasgando seu amiguinho com sucesso, é importante levá-lo em seguida ao veterinário, pois, em alguns casos, o animal pode ter se ferido internamente.
Em todo caso, disponibilize água fresca em pequenas quantidades, mantendo o bichinho hidratado com frequência. Outra opção é oferecer água de coco, pois é rica em potássio e refresca o animal.
Entretanto, o recomendado é levar o pet ao veterinário, para que ele possa diagnosticar qual o motivo da diarreia. Geralmente, ele colocará o peludo no soro (fluidoterapia). Dependendo do porte do cão, ele decidirá se o caso é de internação e qual medicamento deve ser administrado. Alguns animais precisam apenas de algumas horas de jejum e probióticos. Outros necessitam de anti-inflamatório para cachorro ou antibiótico.
Se o pet está com a saúde em dia, mas se recusa a comer por questões comportamentais, ofereça ração úmida. Se preferir, misture alguma fonte de proteína na ração com ovo cozido ou carnes cozidas com pouca gordura e sem tempero algum. O ideal é levar o pet para uma consulta com o veterinário, pois a falta de apetite pode ser por outro motivo.
A coleira para cachorro deve ser associada a coisas positivas, para isso, pegue o objeto e chame pelo nome do pet com um tom de voz calmo e brincalhão. Antes de colocar a coleira, afague seu cãozinho oferecendo petiscos. Enquanto coloca, converse com ele e tente entretê-lo.
Antes de sair, verifique se o peludo está confortável. Escolha a melhor regulagem para que ele não se sinta sufocado. Deixe que ele guie o passeio por alguns minutos, assim a atividade se tornará agradável, e aos poucos ele se sentirá mais à vontade com a coleira.
Tenha sempre um kit de higiene para cachorro para deixar seu pet sempre limpinho e cheiroso!
A melhor ração para cachorro é aquela que contém proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais. Para oferecer a alimentação ideal e garantir a saúde do peludo, visite o veterinário. Ele garantirá a ração mais apropriada para o seu pet.
Na Mundo Pet, trabalhamos com rações de marcas variadas, sabores e composições para todos os portes, idades e raças. Nossos produtos são bem armazenados para que possam ficar sempre fresquinhos. Entregamos qualidade e prezamos pelo bem-estar do seu melhor amigo. Alimente seu cãozinho com o que a Mundo Pet tem de melhor!