Quais funções da pelagem do cachorro?

O pelo do cachorro contribui para o bom funcionamento do organismo do bichinho. A pelagem é constituída de queratina e se forma no interior de folículos pilosos, que podem possuir glândulas sebáceas anexas.

A pelagem ajuda a minimizar a incidência de picadas de inseto, além disso, contribui evitando feridas em casos de acidentes mais leves. Sobretudo, os pelos caninos servem como uma camada protetora agindo contra os raios ultravioleta, prevenindo queimaduras, assim como o câncer de pele.

Os pelos juntamente com as glândulas sebáceas formam um isolante térmico, a fim de diminuir a troca de temperatura com o ambiente. Dessa forma, a temperatura corporal fica mantida sem que o metabolismo seja sobrecarregado. Essas glândulas também de liberam sebo, que lubrificam a pele para protegê-la contra a umidade.

As glândulas sudoríparas são outra forma de manter a temperatura corporal constante. Se a temperatura estiver muito alta, essas glândulas liberam o suor, refrescando o corpinho do pet.

É normal pelo de cachorro cair?

Os cachorros sofrem a queda de pelo fisiológica, causada pelo envelhecimento do próprio pelo. O processo acontece da seguinte forma: O pelo nasce, cresce, envelhece e cai naturalmente, sendo substituído por um novo. A queda dos pelos significa a renovação dos mesmos, o que é normal.

É importante ressaltar que durante o verão a queda costuma ser maior, pois ocorre a renovação do pelo, para que no inverno, o pet possa ter uma nova pelagem. Pelos mais curtos caem mais, uma vez que atingem a maturidade mais cedo e se renovam rapidamente.

Se você tem uma cadelinha e ela está no cio ou no período de gestão, é comum que ela sofra uma queda de pelos maior durante esse tempo. Pets idosos também costumam perder uma quantidade maior de pelos.

O que fazer para o pelo do cachorro ficar bonito?

Alimentação canina de qualidade

A alimentação é um dos fatores mais importantes para uma pelagem mais bonita. Ofereça uma ração seca ou ração úmida balanceada e rica em macronutrientes, como as proteínas.

Além de ajudar nas funções do organismo, elas auxiliam no crescimento saudável dos pelos. Para oferecer o alimento ideal, considere a idade do pet, o porte e as necessidades especiais dele.

Banho para deixar os pelos lisinhos e brilhantes

Os cuidados durante o banho são essenciais para pelos saudáveis. Use sempre um shampoo para cachorro e condicionador para cachorro, pois eles vão garantir o tratamento adequado para a pelagem do cãozinho. Para proporcionar um toque especial, invista em hidratações esporadicamente. Além de repor os nutrientes do pelo, oferecem brilho e maciez, evitando a formação de nós.

O enxágue do banho deve ser feito corretamente, pois resíduos de produto podem contribuir para o surgimento de alergias. Após limpinho, seque bem seu melhor amigo, para evitar a proliferação de microrganismos.

Escovação para evitar nós

A escovação é de extrema importância para evitar a formação de nós no pelo do cachorro, principalmente em pelagens médias e longas. Ainda assim, se seu melhor amigo tem o pelinho curto, pratique a escovação de forma recorrente para remover pelos mortos e sujeiras acumuladas.

A escova é mais adequada para pelos longos, já o pente para os mais curtos. Se quiser remover os pelos mortos, use a rasqueadeira, porém, de forma superficial.

Cuidados com a saúde do pet

Mantenha a saúde do pet sempre em dia. Visite regularmente o veterinário, e atualize as vacinas. Previna infestações de pulgas e carrapatos, observando se o peludo tem coceira excessiva.

As infeções dessas pragas podem causar doenças sérias, levando a irritação e ao ressecamento da pele dos cães. Nessas situações pode haver até uma queda de pelos.

Ofereça momentos especiais para o pet

Bons cuidados refletem na boa aparência dos pelos. Dessa forma, é imprescindível passear diariamente com seu pet, assim como estimular brincadeiras interessantes. Com todos esses cuidados, você garante uma pelagem mais bonita e o bem-estar do peludo. No Mundo Pet você encontra várias formas de cuidar do seu amiguinho com muito amor e carinho. Conheça nossos produtos exclusivos para cães.

+ Ver mais
91 Produtos