173 Produtos

Gatos são limpos?

Os gatos, por natureza, são muito limpos pois dedicam boa parte do seu tempo lambendo os pelos a fim de eliminar as sujeiras e os nós. Por conta desse hábito, os felinos podem sofrer de ingestão, mais conhecida como bolas de pelo.

Essa espécie de animal costuma ficar por mais de quatro horas por dia se higienizando com a ajuda da língua, que é rugosa e áspera, o que permite eliminar a sujeira acumulada nos locais mais escondidos no seu pelo.

Embora sejam independentes na hora da limpeza, ainda precisam da ajuda dos tutores para limpar os olhos, orelha e boca, uma vez que são locais delicados e de difícil acesso para eles. Veja como ajudar seu amiguinho nessa tarefa:

O que fazer para limpar um gato sem dar banho?

Se o felino estiver muito sujo, é preferível ajudá-lo para evitar que ele engula a sujeira. Na Mundo Pet você encontra alguns produtos práticos para deixar seu gato bem limpinho!

  • Shampoo a seco: Ideal para bichanos que têm aversão à água, sua espuma é cremosa, precisando apenas de uma escovação básica para retirar o produto após a higienização.
  • Lenço umedecido para gatos: Para ter uma limpeza eficaz e cuidadosa, passe os lenços no corpo do bichinho com delicadeza imitando o movimento que ele faz com a língua. Dessa forma, ele se sentirá confortável e vai permitir que a limpeza seja feita.
  • Escova para gato: Escove regularmente seu gato para prevenir a ingestão de bolas de pelo, sujeiras e o surgimento de parasitas. Dedique um tempo para isso! Na Mundo Pet há modelos de escovas macias, que ajudam a limpar com precisão e delicadeza.
  • Spray para orelhas do felino: Para limpar as orelhas, opte pelos sprays específicos para essa finalidade. Se a sujeira for superficial, é possível utilizar apenas uma gaze.
  • Gaze para limpar os olhos do gato: Os olhos acumulam remelas, que podem ser facilmente eliminadas pelos tutores. Para isso utilize uma gaze ou pano úmido.
  • Higiene da boca do bichano: O acúmulo de tártaro deve ser removido regularmente para garantir a saúde do seu melhor amigo. Para isso, utilize uma pasta de dente própria para gatos.

Ainda que pareça simples, é importante consultar um veterinário de confiança antes de realizar a limpeza. Assim, ele passará todas as orientações de como fazer a higienização correta respeitando também a especificidade do seu gato.

O que fazer quando o gato não se limpa?

A rotina da auto higienização acontece naturalmente, sendo de extrema importância para os felinos, pois o corpo se conserva limpo, livre de parasitas e doenças. Então, quando o gato descuida da sua limpeza, que não é algo muito frequente, é provável que exista algum desequilíbrio no organismo dele.

Se ele deixou de se limpar inesperadamente, leve-o ao veterinário para verificar o estado de saúde do peludo. Mantenha o ambiente que ele habita sempre limpo, assim ele é estimulado a conservar seus bons hábitos de limpeza.

Ah, e aproveite a variedade de produtos que só a Mundo Pet tem para deixar seu melhor amigo ainda mais limpinho e cheiroso!

+ Ver mais